sábado, 22 de março de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU A INSEGURANÇA NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS-RN.





A insegurança é algo que faz parte do noticiário regional e nacional. Impossível ligar uma tv ou rádio, acessar a um blog ou ler um jornal sem a presença de notícias sobre a realidade atual concernente a violência humana.
Preocupada com o tema, a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas realizou na noite de ontem (21) uma Audiência Pública que reuniu a comunidade e os órgãos diretamente envolvidos para buscar identificar e apresentar soluções alternativas que pelo menos diminua o crescente número da violência no município. 
Estiveram presentes os Vereadores: Hemerson Felinto (PSD), Josiene de Fabinho (PSD), Juliana Souza (PSB), Marli de Medeirão (PSB), Gilson Dantas (PMDB), Dué Azevedo (PROS) e Maria de Ramalho. Os edis Pepeto (PSD) e Marfran (PSD) justificaram as suas ausências em razão de compromissos anteriormente assumidos.
Participaram ainda o Prefeito Dr. Sérgio (PSB), vice Nana (PSD), comandante do destacamento da PM Sargento Fávio, secretários municipais, servidores, conselho tutelar, educadores, sindicato, imprensa, PROERD, associações, igrejas, representantes dos movimentos sociais, empresa de segurança particular e comunidade em geral.
Oportunamente, a comunidade ali representada teve a oportunidade de diagnosticar alguns fatores que vinham contribuindo para o aumento assustador da violência local, tais como: a bebida e as drogas, a distância da família em relação à igreja, a violência familiar, a limitada estrutura da segurança local, etc. Como solução, discutiram-se os investimentos nas áreas sociais e no esporte, a criação de uma guarda municipal, a instalação de câmeras na cidade e maior atuação dos guardas-noturnos, dentre outras.
Observamos, no entanto, que o senso comum defendeu que todos os órgãos que faziam parte da comunidade tinham a sua parcela importante na redução da insegurança, seja no fortalecimento das ações sociais, esportivas, religiosas, passando pelas ações socioeducativas, ou seja, ações preventivas, inclusivas e de oportunidade que seguramente permitem que as crianças e jovens cresçam num ambiente de oportunidades e distante das lacunas da sociedade moderna, dentre as quais destacamos a mais nociva delas, as que levam as drogas.
O Comandante do Destacamento Policial  Sargento Fávio, falou do trabalho que vinha sendo feito, mas destacou as limitações em relação ao número de policiais, viaturas e a estrutura de trabalho, destacando que a polícia militar tinha o papel de prevenir e combater o crime. Já a polícia civil, a de investigar. Porém, defendeu que a comunidade era importante e podia colaborar com o trabalho da polícia, principalmente denunciando as infrações e infratores, algo que por sinal já vinha acontecendo.
A Vice-Prefeita Nana Medeiros parabenizou aos vereadores pela iniciativa e a comunidade por se encontrar presente.
O Prefeito Dr. Sérgio fez um resumo das ações desenvolvidas pela administração municipal nas áreas sociais e educação, assim como no esporte, mas reconheceu que investiu pouco no esporte, algo que seria feito este ano com a recuperação da quadra do CEJUC, cobertura da quadra José Pereira (Zé Ói), além da realização de campeonatos municipais de futebol (campo e salão) e de quadra.
Os vereadores presentes usaram da palavra e puderam oferecer as suas contribuições no produtivo debate sobre a insegurança.
Finalizando, o Presidente da Casa Vereador Hemerson Felinto agradeceu a presença de todos e adiantou que será elaborado um relatório da audiência a ser encaminhado para as autoridades estaduais competentes.
Fonte: Carnaúba Notícias Fotos: Diego Antoniel.

Sem comentários:

Enviar um comentário