sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Robinson Faria e Henrique Eduardo apresentaram propostas para a saúde em congresso de prefeitos e secretários



Construção do hospital de trauma e de centros de diagnóstico. Essas e outras propostas para a área de Saúde foram apresentadas pelo candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), durante o 23º Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN. O evento está sendo realizado no Hotel Praiamar, em Ponta Negra. Para Robinson Faria, uma das soluções para melhorar a Saúde no RN é a construção do Hospital de Trauma para atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, de armas de fogo e outros. Assim, o Hospital Walfredo Gurgel será responsável pelo atendimento de urgências cardiológicas e neurológicas e de cirurgias eletivas.
“É uma vergonha uma mãe, um pai de família esperar quatro, cinco, seis meses por uma cirurgia. Está sendo criada uma geração de sequelados por falta de cirurgia”, lamenta. Outro ponto do plano de governo do candidato da coligação Liderados pelo Povo é a construção de centro de diagnóstico em Natal e Mossoró. Posteriormente, em outros municípios como Assú e Caicó. “Viajei por todo o Rio Grande do Norte nos últimos quatro anos e vi em muitos hospitais que visitei aparelhos de raio x encaixotados por mais de 10 anos, comprados e nunca instalados”, critica.
O orçamento destinado à Saúde não sofrerá cortes nem contingenciamentos no próximo governo. É o que garantiu o deputado Henrique Eduardo Alves, candidato a governador pela coligação União pela Mudança, ao participar do XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde. No evento promovido pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Henrique abriu a série de apresentações de propostas para o setor, feitas pelos candidatos a governador.
O deputado aproveitou o evento, realizado em um hotel localizado na zona sul de Natal, para assumir um compromisso: por em votação, até o final do seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados, o Saúde +10, proposta de lei que estabelece o investimento em saúde de 10 por cento da receita bruta da União. Segundo Henrique, está havendo uma ampla articulação para garantir para a Saúde o que já foi feito com a Educação, com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Henrique assumiu o compromisso de, na futura administração, apoiar os municípios na execução da assistência básica e farmacêutica, garantir o cofinanciamento, por parte do Estado, do SAMU municipal e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Assumiu também o compromisso de construir e instalar o Hospital de Trauma de Natal.
Matéria extraída do Blog do Marcos Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário