sábado, 22 de novembro de 2014

Monte do Galo é destaque na Casa dos Milagres santos e ex-votos na coleção de Antonio Marques


O Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas-RN, santuário religioso mais frequentado do seridó, que tem como Padroeira Nossa Senhora das Vitórias. Em 1928, um grupo de homens da localidade resolveu colocar uma imagem do galo na serra e erguer um cruzeiro em homenagem a Caetano Dantas, fundador da cidade.
No mesmo ano, ocorreu a benção o Cruzeiro e a doação oficial da imagem de Nossa Senhora das Vitórias. Ao longo da subida e no topo, encontram-se: via sacra, capela, cruzeiro, estátua do galo e sala de ex-votos. 
O Monte do Galo possui altura de 155 metros e oferece belíssima vista panorâmica. Por ocasião da mesma santa, na cidade de Carnaúba dos Dantas, ocorre a Encenação da Paixão de Cristo na semana santa.
Esse breve histórico sobre o Monte do Galo, está na Casa dos Milagres, santos e ex-votos na coleção de Antonio Marques, em uma das salas do Museu Câmara Cascudo no Centro de Turismo de Natal.
O Sr. João Batista Dantas conhecido por Leleu residente no Bairro D. José Adelino Dantas, é um dos que contribuiu pela Casa dos Milagres, que mostra todos os Santuários Religiosos e locais de devoções populares com presença de ex-votos no Rio Grande do Norte.
Fonte: Blog do Toscano Neto

Sem comentários:

Enviar um comentário