sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sobe número de cidades em colapso por abastecimento d'água no RN


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que subiu para 10 o número de cidades em colapso no abastecimento d'água no estado. Nesta sexta-feira (20), as cidades de Pilões e Doutor Severiano, localizadas na região Oeste potiguar, tiveram o abastecimento suspenso porque os açudes locais secaram. A Caern informa ainda que vai suspender o faturamento das contas de água para estes municípios.
Também estão com o abastecimento suspenso as cidades de Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias. Outras quatro cidades estão em rodízio de abastecimento: Acari, Caicó, Currais Novos e Equador.
Apesar de as chuvas estarem sendo registradas pontualmente no interior do Rio Grande do Norte, a situação de seca ainda está caracterizada. Segundo a Caern, a situação é mais crítica na região do Alto Oeste potiguar, onde os municípios são abastecidos por mananciais de superfície e a dependência da chuva é ainda maior.
Ainda segundo a Caern, a partir de terça-feira (24), será iniciado um novo sistema de racionamento, em caráter experimental, para as cidades de Florânia, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, na região Seridó do Estado.
O rodízio é necessário devido ao fato de o açude Pinga, que atendia Cerro Corá, ter secado. Será necessário utilizar água da adutora Serra de Santana para abastecer a cidade. Como cada vez mais a oferta de água captada na barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, vem diminuindo, é fundamental que a empresa esteja alerta para manter controle na distribuição a fim de evitar colapso.
Segundo informações do responsável pela região seridoense, engenheiro Wellington Assis de Queiroga, o fornecimento de água será distribuído semanalmente da seguinte forma: toda segunda-feira, a partir das 6h até 6h da quarta-feira, a água será bombeada para Florânia e São Vicente; das 6h de quarta-feira até 6h da sexta-feira, o fornecimento de água vai para Lagoa Nova e Bodó; na sexta-feira, no mesmo horário, até segunda-feira, também às 6h, é a vez da cidade de Cerro Corá e 196 comunidades rurais receberem água.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário