quarta-feira, 24 de junho de 2015

Açude Itans passará de 30% para 70% o fornecimento de água para Caicó, carros pipa serão usados


Afetada pela baixa do rio Piranhas-Açu, a cidade de Caicó, no Seridó do Rio Grande do Norte, passará a receber um maior fornecimento de água do açude Itans. A operação que possibilitará a ampliação do abastecimento está sendo realizada pela Companhia de Águas do RN (Caern). De 30%, o açude Itans passará a ser responsável por 70% do fornecimento de água do município.
De acordo com a Caern, apenas os bairros Recreio, Alto da Boa Vista, Samanaú, Nova Caicó e Salviano Santos, por estarem localizados em áreas mais altas, não conseguirão ser contemplados com a água vinda do açude. Assim, em um atendimento emergencial, a Caern atuará com o abastecimento alternativo via carro pipa nestes bairros.
A crise hídrica em Caicó, intensificada no último fim de semana, foi resultado da baixa abrupta do nível do Rio Piranhas-Açu. Com o baixo nível, houve ampliação da abertura das comportas do Açude Curemas, localizado na Paraíba . Essa liberação havia sido autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), na segunda-feira (22), contudo um problema técnico na comporta, gerida pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), impediu que a medida fosse tomada.
O abastecimento na cidade de Caicó, de São Fernando e de Timbaúba dos Batistas pode levar aproximadamente 10 dias para estar regularizado.
Fonte: Caicó Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário