segunda-feira, 29 de junho de 2015

Procissão e missa encerram programação da Festa de São Pedro no Bairro do Alecrim em Natal



Nem a chuva espantou os fiéis católicos e devotos de São Pedro que percorreram as ruas do bairro do Alecrim na procissão em reverência ao primeiro papa da Igreja Católica. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de duas mil pessoas estavam presentes na concentração. Quando a chuva começou mas só cerca de 500 cumpriram o percurso sob forte ventania e chuva. O trânsito foi liberado logo após do fim da caminhada dos fiéis pelo bairro.
“O povo de fé tem sede de Deus”, disse padre Francisco Mota, em relação a persistência das pessoas que seguiram o carro do Corpo de Bombeiros com a imagem de São Pedro no alto. A procissão foi encerrada por volta das 18h. Em seguida, os fiéis que se abrigaram na igreja e os que chegaram da caminhada de fé celebraram missa presidida pelo arcebispo de Natal, Jaime de Oliveira Rocha. A missa também foi concelebrada pelo clero da paróquia de São Pedro.
Para as irmãs Vânia Costa de Queiroz, de 70 anos, e Verônica Torres, de 65, a chuva é sinal de bênção. As duas donas de casa saíram de Ceará-mirim especialmente para a procissão e a missa solene de encerramento da festa de São Pedro. A devoção vem desde quando moravam na sua terra natal, Caiçara do Norte, cidade onde o padroeiro também é pescador Pedro.
Verônica se protegeu da guarda-chuva na bolsa, mas para Vânia foi inevitável molhar-se. “A gente vai com chuva mesmo. A fé é o que move a gente”, disse. Segundo ela, já alcançou graças por intermédio do santo. “Na verdade quem dá a graça é Deus e Nossa Senhora, mas a gente pede a ele também. Eu já tive câncer, meu marido também e hoje estou aqui”, disse.
Muitos dos fiéis, como Verônica, usavam algum traje de cor vermelha, símbolo do sangue derramado por São Pedro. Segundo a Igreja Católica, Pedro foi morto a mando do Imperador Romano Neto em função de professar a fé cristã. O dia 29 de maio é celebrado pelos católicos como a data de sua morte.
Depois de dez dias de festa com programação religiosa e sócio-cultural, a festa da paróquia de São Pedro têve o seu final na tarde e noite de hoje (29).
Fonte: Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário