terça-feira, 16 de agosto de 2016

Mais quatro cidades do RN entram em rodízio de abastecimento de água


Quatro cidades do Rio Grande do Norte entraram em rodízio de abastecimento nesta terça-feira (16). Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), os municípios de Espírito Santo, Passagem, Santo Antônio e Várzea vão ter abastecimento reduzido.
Segundo a Caern, a baixa nos níveis de água dos mananciais Riacho do Salto e Riacho da Una, que junto aos riachos do Timbó e de Pedras compõem o Sistema Integrado de Espírito Santo, reduziu a oferta hídrica para a região. Antes da redução, eram fornecidos 320 m³/h de água, agora a queda na vazão, a oferta está em 200 m³/h.
Com a redução, a Caern informou que Espírito Santo terá água nas torneiras em todas as terças, entre 5h e 17h. Enquanto isso, as cidades de Passagem, Santo Antônio e Várzea terão água a partir das 17h, com fornecimento durante 36h. Em seguida, os registros serão abertos novamente para a cidade de Espírito Santo, durante 12 horas.
A Caern afirmou que está trabalhando para minimizar os efeitos do quinto ano consecutivo de estiagem. O rodízio é uma das alternativas para prolongar o uso da água disponível.
Atualmente, a seca afeta 153 dos 167 municípios potiguares. Destes, 14 estão em colapso (quando o companhia de água admite que não há como continuar a abastecer os moradores) e 81 desenvolveram sistemas de rodízio para o abastecimento da população.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário